segunda-feira, 1 de julho de 2013

Os 10 animes de maior sucesso no Brasil

O Anime é conhecido de duas maneiras: no Japão é qualquer produção de desenhos animados, aqui no Brasil, é qualquer animação feita pelos japoneses. Grande parte dos animes é baseada em mangás(o gibi dos japoneses) e tem características bem peculiares, como olhos enormes e emoções exageradas, por exemplo. Muito da influência dos animes foi baseada nos quadrinhos e desenhos americanos e isso se deu principalmente por conta da ocupação dos Estados Unidos no Japão, após a Segunda Guerra Mundial. Osamu Tezuka, Shôtarô Ishinomori e Leji Matsunomoto são artistas consagrados nesse processo de criação.
A voz é um elemento de muita importância na caracterização, pois dá personalidade aos personagens. E os dubladores, também são grandes responsáveis pelo sucesso dos animes.
Para quem é fã de animes e até mesmo para quem ainda não conhece esse tipo de animação, separamos uma lista com os 10 animes japoneses que fizeram muito sucesso e marcaram gerações no Brasil e no mundo. Confira.
10. Yu-Gi Oh! (1998 - 2006)
Yu-Gi Oh! é um anime sobre Yugi Moto, um garoto solitário e viciado em Monstros de Duelo. Baseado no mangá original de de Kazuki Takahashi.
Gênero: Ação, Comédia e Fantasia.
Elenco (vozes): Dan Green (Yugi), Eric Stuart (Seto Kaiba), Amy Birnbaum (Tea Gardner), Darren Dunstan (Maximillion Pégasus), entre outros.
Nº de episódios: 224
Merece estar no Top 10 porque o jogo de cartas inspirado no anime virou febre entre a garotada, que vivia brincando de invocar monstros e ativar magias. 
09. Digimon Adventure (1999 - 2003)
Em Digimon, sete crianças são transportadas para um Mundo Digital e cada uma delas conhece um digimon, ou Monstro Digital, que passam a ser seus companheiros.
Gênero: Aventura, Fantasia, Drama e Ação.
Elenco (vozes): Michael Reisz (Matt Ishida), Steve Blum (Beetlemon), Laura Summer (Patamon), Mona Marshall (Izzy Izume), entre outros.
Nº de episódios: 54
Merece estar no Top 10 porque deu origem a um monte de produtos, desde de jogos eletrônicos a sucos. 
08. Naruto (2002 - 2007)
Naruto é um anime e mangá criado por Masashi Kishimoto. Naruto Uzumaki é um garoto hiperativo, incompreendido e solitário. Seu sonho é se tornar um ninja poderoso e reconhecido na vila em que mora.
Gênero: Ação e Aventura.
Elenco (vozes): Maile Flanagan (Naruto), Kate Higgins (Sakura), Debi Mae West (Tsunade), Yure Lowenthal (Sasuke), entre outros.
Nº de episódios: 220
Merece estar no TOP 10 porque mostra que, com muita dedicação e esforço, é possível alcançar o que deseja. 
07. Pokémon (1997- continua em exibição)
A história de Pokémon gira em torno de Ash, um garoto de 10 anos que sonha em ser o maior mestrePokémon de todos os tempos.
Gênero: Aventura, Comédia e Ficção Científica.
Elenco (vozes): Ikuê Ôtani (Pikachu), Veronica Taylor/Fabio Lucindo (Ash), Rodger Parsons (narrador), Eric Stuart /Alfredo Rollo (Brock), Rachael Lillis/Márcia Regina (Misty), Jimmy Zoppi (James), Michele Knotz (Jessie), entre outros.
Nº de episódios: 276
Merece estar no Top 10 porque as aventuras vividas por Ash deixam mais vívido o sonho que muita gente tem, o de viajar pelo mundo com os amigos. 
06. Sailor Moon (1995 - 2000)
Usagi Tsukino é uma garota comum que após encontrar uma gata consegue poderes especiais para lutar contra as forças do mal. Sailor Moon é o nome de sua versão heroína e junto a outras Sailor's Moon, ela tenta derrotar a rainha Beryl e seus seguidores.
Gênero: Aventura, Ação e Romance.
Elenco (vozes): Terry Hawkes/Marli Bortoletto (Sailor Moon), Katie Griffin/Christina Rodrigues (Raye), Jill Frapier (Luna), Susan Roman/Isabel de Sá (Lita), Ron Rubin (Artemis), Naz Edwards (Queen Beryl), entre outros.
Nº de episódios: 200
Merece estar no Top 10 porque é legal acompanhar as aventuras de uma menina chorona, medrosa e comilona que se torna uma super heroína e junto com as amigas, luta contra o mal. 
05. Death Note (2002 -2006)
Death Note foi baseado na série mangá de Tsugumi Ohba e a adaptação para anime foi dirigida por Tetsuro Araki. Conta a história de Yagami Raito, um inteligente aluno do Ensino Médio que encontra um caderno que causa a morte da pessoa cujo nome for escrito nele.
Gênero: Drama, Suspense e Policial.
Elenco (vozes): Mamoru Myiano/José Leonardo (Yagami), Brian Drummond/Jorge Vasconcellos (Ryuk), Vicent Tong/Luiz Sergio Vieira (Touta Matsuda), Kappei Yamaguchi/Sérgio Cantú (L), entre outros.
Nº de episódios: 37
Merece estar no TOP 10 porque é um jogo intelectual, cheio de reviravoltas e com uma grande carga de suspense. 
04. Ghost In The Shell (2002-2003)
Ghost In Shell é um mangá de influência cyberpunk, criado por Masamune Shirow e dirigido por Kenji Kamiyama. A série se passa se passa depois de 2029 e é marcada pelo surgimento de uma nova tecnologia que permite a fusão do cérebro à computação. Está previsto que o anime retorne em 2013 em nova versão.
Gênero: Ação, Ficção Científica e Policial.
Elenco (vozes): Atsuko Tanaka (Major), Richard Epcar (Bateau), Akio Ohtsuka (Batô), Tamio Ôki, Iemasa Kayumi, Kôichi Yamadera, Tesshô Genda.
Nº de episódios: 52
Merece estar no TOP 10 porque a trama é envolvente e tem um visual impressionante. Marcou gerações e continua sendo um sucesso, mesmo depois de 10 anos. Foi um dos primeiros títulos de maior expressão dentro e fora do Japão e serviu de referência para a trilogia Matrix. 
03. Cowboy Bebop (1998 - 1999)
Cowboy Bebop é um aclamado anime dirigido por Shinichirô Watanabe. O anime se passa em 2071 e conta a história de um grupo de caçadores de recompensas, que viajam na espaçonave Bepob e passam por muitas aventuras, tragédias e ação.
Gênero: Aventura, Ficção Científica, Ação, Comédia e Drama.
Elenco (vozes): Kôich Yamadera/Guilherme Briggs (Spike Spiegel), Unshô Ishizuka/Mauro Ramos (Jet Black) e Megume Hayashibara/Miriam Ficher (Faye Valentine)..
Nº de episódios: 26
Merece estar no TOP 10 porque a série explora conceitos filosóficos como existencialismo, solidão, tédio e mistura velho-oeste com kung-fu. E também tem uma trilha sonora incrível, com muita referência ao Jazz e ao Blues. 
02. Dragon Ball Z (1989-2003)
Continuação de Dragon Ball, Dragon Ball Z traz todos os personagens do anime anterior já adultos. É recheado de batalhas épicas, com muita ação e tem um clima mais sério que seu antecessor.
Gênero: Ação e Aventura.
Elenco (vozes): Jôji Yanami (narrador), Sean Schemmel/Wendell Bezerra (Goku), Christopher Sabat (Vegeta), Mayumi Tanaka/Fabio Lucindo (Kuriri), Toshio Furukawa/Fabio Tomazine (Piccolo), Hiromi Tsuru/Tânia Gaidarji (Bulma), entre outros.
Nº de episódios: 291
Merece estar no Top 10 porque as lutas eram incríveis e Goku estava sempre ressurgindo da morte para salvar o mundo. Vale também pela nostalgia. 
01. Os Cavaleiros do Zodíaco (1986-2008)
Os Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya) é uma série japonesa (anime e mangá) que conta a saga de cinco jovens guerreiros guiados pelas constelações. A série original tem 114 episódios, mas em 2002 começou a ser lançada a Saga de Hades que foi finalizada em 2008 com 31 episódios, totalizando 145episódios.
Gênero: Ação, Aventura e Fantasia.
Elenco (vozes): Hideyuki Tanaka/Jonas Mello (narrador), Tôru Furuya/Hermes Barolli (Seya), Ryô Horikawa/Ulisses Bezerra (Shun), Kôichi Hashimoto/Franciso Bretas (Hyôga), Hirotaka Suzuoki/Élcio Sodre (Shiriu), Hideyuki Hori/ Leonardo Camilo (Ikki de Fênix).
Nº de episódios: 145
Merece estar no TOP 10 porque era fácil decorar as letras das músicas, os nomes dos golpes, dos personagens e sair por aí brincando de Cavaleiros do Zodíaco. Aliás, tem como não lembrar dos temas de abertura? Inesquecíveis.

Fontes: 123 e 4.

-Giu-San

Nenhum comentário :

Postar um comentário